quarta-feira, 19 de março de 2008

Rua do Lavradio: A Ética do Carioca e o Espírito do Rio de Janeiro



Na Rua do Lavradio você vê de tudo, os Hippies com suas bijouterias, intelectuais e pseudo-intelectuais trocando idéias se misturando com os boêmios nos bares, artistas que mostram e vendem seu trabalho e os velhos saudosistas do Rio antigo. Pessoas que encontram lá, um dos ainda poucos lugares tranqüilos no centro do Rio, para se expressar, viver com a cultura tão pulsante no local ou apenas relaxar depois de um cansativo dia de trabalho.

Essa rua tão nobre no inicio do século, resgata seu passado, com um víeis de modernidade, ao lado de um dos vários antiquários (bem caros por sinal), você encontra as "lojas bacanas", dirigidas por designers, arquitetos e outros artistas, vendendo um mobiliário moderno brasileiro.

A Catedral Metropolitana, o prédio da Petrobrás e da Caixa Econômica dão todo um contraste à paisagem, em meio à arquitetura antiga. Têm ainda, alguns antigos sobrados que foram reformados e que se tornaram referência da rua, o Rio Scenarium por exemplo, é um dos bares mais populares da cidade, onde chega a receber em média 2 mil pessoas nos fins de semana.

Sempre no primeiro sábado de cada mês, acontece na rua a Feira do Rio Antigo, aonde os antiquários e outras pessoas vão às ruas para vender seus móveis e quinquilharias, além disso, com incentivo da prefeitura e da sub-prefeitura do Centro, o evento também recebe diversos shows de tango, samba e MPB. A Rua do Lavradio é um dos locais do Rio que mais refletem o refletem a ética do carioca e o espírito do Rio de Janeiro, pois ela é feita por e para nós, mesmo que ainda não seja tão conhecida por tantos.

3 comentários:

Sheila Cabral disse...

Tuas fotos são um arrasooo! Mas cá entre nós este papo de revitalização, reforma, etc. só vingou por causa de um fator: falta de lugar para bebum no RJ. Imagino a sua "pesquisa" de campo lá!! hehehe!

Raimundo Aquino disse...

o post vlw pela foto (SOMENTE)... não que você escreva mal, mas... bom deixa pra lá

gostei do 'contraste' da foto... do novo e do velho num mesmo plano (sacô, sacô?)

braço

F disse...

ahuauhaauhauhauh!
tendo a concordar com o raí que o texto é deveras fraco (digo porque sei do seu potencial! está muito aquém!), mas além disso tem a paródia com o clássico weberiano em "a ética carioca e o espírito do rio de janeiro".

troféu framboesa pra isso!