quarta-feira, 25 de junho de 2008

A Irônia

Sempre gostei da irônia na fotografia e como ela é capaz de captá-la, também sempre achei que um bom fotografo era o que conseguia perceber nas situações cotidianas os contrastes, eles transformam a foto em um discurso. Custódio Coimbra, do O Globo é meu fotografo preferido da atualidade, por ele ter esse dom como nenhum outro. Eis duas foto dele:


Nessa forma de ver que eu comecei a me espelhar e isso é um exercício interessante, ao andar na rua você começa a ver as coisas diferentes, antes era a simetria, a linearidade, agora dou valor ao diferente, ao sobreposto. A irônia, como um discurso político, social ou ambiental (nesse caso) deve ser levada a sério, mas pode também ser confundida com o cômico. Pois penso que pessoas que não são acostumadas com o diferente, não conseguem enxergar por tras da estranheza que a foto pode causar, nessa foto de Evandro Monteiro por exemplo:
Ela já era conhecida por mim, uma de minhas favoritas no site Olhares.com (alias, vale a pena conferir esse site), quando a vi em algum blog aleatório seguida de farias risadas e comentarios cômicos, nada contra (minto), porque a cômedia não me incomoda e sim a falta de percepção da imagem.

Contudo, esse é um contraste bem social, não tenho muita pretensão no social, mas gosto dos significados contrarios, dos absurdos e do movimento.






Nenhum comentário: