quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sobre o Surrealismo

"O surrealismo sempre cortejou acidentes, deu boas-vindas ao que não é convidado, lisonjeou presenças turbulentas. O que poderia ser mais surreal do que um onjeto que praticamente produz a si mesmo, e com o mínimo de esforço?"

Esse trecho do livro Sobre Fotografia de Susan Sotag demonstra como o surrealismo se situa no coração da atividade fotográfica. Dito isso, é feita uma análise de que a manipulação fotográfica com fins de a afastar do real (se tornando surreal), é desnecessária, se não, reduntante. Diferente de outras artes plásticas, como a escultura ou a pintura, onde o artista tem o controle do que será o final de sua obra, na fotografia, existe uma mítica cooperação entre o fotógrafo e o tema.

O surreal pode estar então em nossa psique, se pensarmos que nosso olhar é direcionado pelo inconsciente, na relação mística com o objeto ou no fator do acasso, onde a surpressa sempre pode aparecer nesse arte.

Fiz essa foto sem qualquer pretenção, achei interessante a disposição dos objetos e só, mas me apareceu algo sombrio, como se fugisse da realidade (como aquela fita do "O Chamado"). Então penso que o carater surreal dessa imagem é um misto do que observei com a própria emanação do tema, o que me fugiu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe oque que eu gostei nesse post? Eu acho que ele tipo assim.. fala um pouco sobre a vida, né? rsrs, gostei mesmo, fotografia parece uma coisa muito mais legal nesse ponto de vista